Inês Lamela, professora de piano e pianista com quase 20 anos de experiência, tem desenvolvido um particular interesse pela Música na Comunidade, mais especificamente no domínio da música feita em contexto prisional.
Em 2017, apresentou a tese de doutoramento na Universidade de Aveiro que se centrou no desenvolvimento de um projeto no Estabelecimento Prisional Especial de Santa Cruz do Bispo, com quatro reclusas. Durante oito meses, as sessões individuais, semanais, de piano gravitaram em torno da improvisação, composição, memorização e aprendizagem de repertório. A evolução do trabalho individual resultou na apresentação de três concertos públicos, em três contextos distintos e direcionados para diferentes públicos. O seu trabalho tem sido publicado em revistas de referência. No Teatro Viriato vai apresentar os resultados da sua investigação e permitir uma reflexão em torno da Música na Comunidade.
A investigadora irá ainda desenvolver um workshop em colaboração com o Estabelecimento Prisional de Viseu, no dia 25 de outubro, no Teatro Viriato.