“Noite Fora” avança para o seu quarto ano de existência, com vontade de continuar a crescer e a transformar-se. Como não fazê-lo quando tudo se transforma à nossa volta? Mantém-se a vontade sólida de provocar encontros: entre textos e autores e encenadores, entre artistas da região e artistas de todo o lado (não seremos todos, um pouco de todo o lado, nos tempos que correm?), entre artistas e espectadores, entre dramaturgia e encenação, entre criação e reflexão. A dimensão do encontro ganha este ano novas camadas, ao acrescentarmos às nossas conversas a presença (física ou digital) do autor do texto em foco, sempre que tal for possível, e ao associarmos uma das nossas sessões ao FITEI - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica. Misturamo-nos, diversificamo-nos, construímos pontes, convictos de que é da miscigenação que as melhores possibilidades futuras hão-de nascer. Este ano olhamos em particular para dramaturgias emergentes em diferentes pontos do mundo, e continuamos abertos também a leituras (ou releituras) dos clássicos que nos inquietam. Entre os nossos convidados e convidadas vamos encontrar Keli Freitas, Janaína Leite, entre outros.
Sónia Barbosa
(a autora escreve segundo o antigo acordo ortográfico)
PROGRAMA “Noite Fora”
03 FEV Atriz, escritora, investigadora e dramaturga brasileira, Keli Freitas vive, atualmente, em Lisboa. Integra o Laboratório de Escrita para Teatro do Teatro Nacional D. Maria II, sob a supervisão de Rui Pina Coelho, e é observadora do Laboratório END.
05 MAI Atriz, encenadora e dramaturga, é uma das fundadoras do premiado Grupo XIX de Teatro, de São Paulo, Brasil. Desde 2008, tem-se dedicado à pesquisa sobre o uso do documentário e de material biográfico em cena e ob-ceno (fora de cena), tendo-se tornado uma referência nesta área de pesquisa.
em parceria com o FITEI - Festival Internacional
de Teatro de Expressão Ibérica